Descrição
Faça os exercícos na posição que se sentir mais confortável e relaxado: em pé, sentado ou com elevação da cabeceira;
1. Antes de iniciar ajuste a graduação do Respiron girando o anel regulador localizado na base da primeira coluna, usando a alavanca anterior, a posterior ou ambas. O anel move-se sob uma escala (0 – fácil, 1 – regular, 2 – difícil e 3 – muito difícil) e funciona como um ponteiro, indicando o grau de dificuldade do exercício. Realize uma respiração tranquila, quando sentir que todo o ar foi expirado ajuste o bocal aos lábios e inspire (puxe o ar com a boca, não sopre!). Desta forma as esferas vão se elevar sequencialmente.
2. O ideal é mantê-las elevadas por alguns segundos.
3. Retire o bocal dos lábios quando concluir a inspiração e expire naturalmente, iniciando nova repetição.
A elevação das 3 esferas nem sempre é possível desde o início do treinamento. Não se preocupe se isso ocorrer, pois as pessoas podem necessitar de algum tempo até fortalecer os músculos respiratórios. Entretanto, certifique-se que o modelo adquirido seja o mais adequado para suas condições atuais e que o anel regulador se encontra na posição 0 (zero).
Observação 1: Para as situações cuja indicação é a de expandir os pulmões, a inspiração deve ser profunda, continua e homogênea, isto é, o tempo de inspiração não pode ser curto. As esferas devem elevar-se em movimento suave e uniformee não bruscamente.
Observação 2: Para as situações cuja indicação é a de fortalecer a musculatura respiratória recomenda-se que a inspiração seja explosiva, rápida e intensa, inspirando o maior volume de ar possível, elevando as esferas de maneira explosiva.